O seu sucesso
alimenta o nosso.

Conheça algumas das marcas que contaram com a parceria da Food Soul para encantar seus consumidores através do alimento.

A rede DIA nasceu na Espanha, em 1979, e logo conquistou espaço em mais 4 países: Argentina, Brasil, China e Portugal. No Brasil, sua expansão começou em 2001 e se tornou conhecida por sua grande variedade de produtos de marca própria.

Com fornecedores de diversas regiões do país, o Dia tem o desafio de manter seus rótulos padronizados, legalmente adequados e atualizados com as tendências do mercado. Desafio aceito pela Food Soul!

Desde 2011 verificamos e ajustamos os rótulos dos produtos marca própria DIA, contabilizando atualmente a análise de cerca de 1.000 itens por ano. O trabalho consiste em atender à agilidade que o processo exige, buscando padronização de comunicação para a marca, alinhada com as tendências de rotulagem, garantindo que todos os produtos estejam de acordo com as exigências dos órgãos regulatórios. Em uma frente paralela, mantemos os fornecedores atualizados para legislações que impactem em sua rotulagem. Com o envio de publicações normativas direcionadas ao negócio do cliente, antecipamos ajustes necessários ao seu sortimento de forma a zerar eventuais riscos.

A Grefusa é uma empresa familiar com 89 anos no mercado espanhol, onde é líder de vendas de snacks. Com sede em Valência, a empresa é reconhecida por investir em inovação e lançou sua marca Snatt’s com lanches saudáveis que caíram no gosto dos espanhóis.

Vendo o grande potencial dos Snatt’s, a Grefusa quis exportá-los e o Brasil não poderia ficar de fora, então nos procuraram para viabilizar o projeto de comunicação e rotulagem de seus produtos. Assim começou a parceria da Grefusa com a Food Soul.

Através do olhar dos nossos profissionais de alimentos, conseguimos definir características-chave que mereciam destaque na comunicação do produto: sua origem na região do Mediterrâneo e a utilização de ingredientes saudáveis (quinoa, lentilha, grão-de-bico, ervilha) e típicos da região (tomate, manjericão, azeite de oliva, pesto). Adequamos a rotulagem à legislação e ao mercado nacional, otimizando sua comunicação a fim de destacar os diferenciais nutricionais do produto. Com isso, agora podemos desfrutar do sabor do mediterrâneo no Brasil!

A marca Great Value pertence ao grupo Walmart, conhecido pela excelência no mercado varejista. Presente em 27 países, o grupo não abre mão da qualidade e oferece produtos de marca própria similares ou superiores às marcas líderes de mercado.

Para destacar a qualidade dos seus produtos, o Walmart contou com o suporte da Food Soul, que já era responsável pela adequação dos seus rótulos. Estudamos e destacamos os principais diferenciais dos produtos Great Value, e os apresentamos no desafio Prove e Comprove, uma ação que promoveu testes, além de pesquisa de percepção nas lojas Walmart em diversas cidades no país.

Planejamos a logística, desenvolvemos e realizamos treinamento para que todos os promotores soubessem traduzir os diferenciais de qualidade para os consumidores. Cuidamos do controle e gerenciamento da ação, aplicamos pesquisa de satisfação/percepção e produzimos relatórios de resultados. Foram abordados mais de 37.000 consumidores durante um mês de ação em 5 Estados brasileiros e 25 lojas. Os clientes puderam comparar, perceber a qualidade dos produtos Great Valuee os resultados da pesquisa deram o feedback necessário sobre os produtos para o Walmart.

Juçaí é um produto inovador, produzido a partir do fruto da Palmeira Juçara, nativa da Mata Atlântica. Com características nutricionais particulares, é um produto orgânico, saudável e com certificação de sustentabilidade pelo Programa Mercado Mata Atlântica.

Era um desejo da marca fortalecer em sua rotulagem todo este cuidado e preocupação, não só com a qualidade do produto, mas também com a sustentabilidade de sua produção. Além disso, existia o desafio de destacar o potencial nutritivo de um lançamento da linha: o Jucaí ZERO, versão sem adição de açúcares.

A partir da análise dos valores e conceitos da marca e de toda a linha de produtos, realizamos ajustes em pontos-chave. Inicialmente era necessário um reposicionamento da linha para otimizar seu potencial comercial, por isso alteramos seu registro do formato de bebida mista para sorbet. Em seguida estudamos suas formulações e concorrentes de forma a explorar seu potencial nutritivo na comunicação. Desenvolvemos as tabelas nutricionais dos produtos, criamos claims adequados à legislação, e alinhamos a formulação da versão ZERO de forma a viabilizar os melhores claims para sua estratégia de lançamento. Com isso o Juçaí continua conquistando cada vez mais consumidores por sua fórmula saborosa, leve e sustentável!

O grupo Carrefour, presente em 33 países, atualmente conta com mais de 490 lojas no Brasil. Além de ser referência mundial no varejo, possui marcas próprias com as quais reforça seu princípio de oferecer produtos de qualidade aos seus consumidores.

A Food Soul, desde 2008 cuida da rotulagem das marcas Carrefour (Azul, Sabor & Qualidade, Selection, Viver, Discount e Reflets de France). Em 2015 recebeu a tarefa de reposicionar nutricionalmente sua linha saudável: Viver. Contando já com 69 produtos, era necessário criar conceitos e claims que exaltassem o foco em saúde da linha, além de desenvolver as informações técnicas, nutricionais e legais da rotulagem.

Analisamos os valores nutricionais e ingredientes das fórmulas de cada um dos produtos da linha, definindo seus potenciais de saúde e comunicação. Com base em pesquisa de mercado, viabilidade regulatória e o cenário de nutrição, criamos 6 segmentações de linha, facilitando a identificação dos consumidores conforme suas necessidades. Adicionalmente, desenvolvemos e ajustamos todas as informações legais de rotulagem de cada um dos produtos e desenvolvemos claims que destacassem seu potencial nutricional, reforçando o foco de comunicação em saúde da marca.

A Tecpolpa é uma empresa que tem em seu core business a terceirização e o co-packer de sucos de frutas tropicais. Trabalha para diversas marcas no país que confiam na qualidade de seus produtos, mas possui também sua própria linha de sucos.

Em 2018, decidiram relançar no mercado a sua marca BR Fruit. Para o relançamento, precisavam assegurar que sua comunicação estivesse de acordo com a legislação vigente, ao mesmo tempo em que buscaram otimizá-la na rotulagem, garantindo o melhor posicionamento para o produto no mercado.

A partir do objetivo traçado, nossas equipes de regulatório e comunicação trabalharam em parceria para buscar soluções que garantissem adequação legal do rótulo, ressaltando ao máximo seus diferenciais de qualidade e saudabilidade. O olhar simultâneo dos dois setores trouxe enorme agilidade e segurança ao processo, garantindo ajustes que permitiram explorar todo o potencial do produto.

A Charlotte, uma empresa com mais de 30 anos de tradição no setor de panificação, possui como missão o desenvolvimento de produtos de qualidade aos seus consumidores. Em 2002 iniciou também com a produção de torradas, alcançando market share expressivo no Brasil.

Com um mercado consolidado no país, buscaram expansão internacional, tendo como plano inicial a exportação para Estados Unidos e mercado Latino-Americano. Para isso, contaram com a Food Soul para elaboração e análise de sua rotulagem.

O processo de internacionalização de uma marca não é tarefa simples, pois requer além da expertise regulatória para rotulagem, a compreensão do mercado externo, buscando o melhor posicionamento para o produto. Com base nos países definidos para exportação, identificamos as alterações regulatórias necessárias na rotulagem, garantindo conformidade legal e de comunicação, auxiliando este projeto de internacionalização da marca.